Figura login
 

Notícias

2014 - Curso de capacitação para Índios Pataxós

 


A Bioflora (em parceria com o LERF – USP) acaba de voltar das aldeias Boca e Meio da Mata, na Reserva Barra Velha (PARNAH Monte Pascoal - Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal) – Bahia, onde realizou a última parte do curso de capacitação em “Produção de sementes e mudas” e em “Ações de restauração”, concluindo todos os módulos para os índios.

Estas aldeias formaram a COOPLANJÉ, uma cooperativa para ações de Restauração Florestal, constituída por cerca de 50 índios entre homens e mulheres. A cooperativa vem se tornando referência na região, e passou a ser um diferencial para as empresas e ONGs que queiram utilizar seus serviços em iniciativas de restauração florestal.

De acordo com os envolvidos no projeto, a participação nessa cooperativa praticamente tirou estas famílias indígenas da exploração ilegal de madeira nativa da região para a indústria de artesanatos (industrianato), mas ainda é necessário ampliar as ações educacionais e de qualificação para os índios.

O envolvimento da comunidade indígena se deve muito ao trabalho conjunto do BNDES, Natureza Bela, LERF e Bioflora. O que foi presenciado nestes anos é fruto de uma competente estratégia de aproximação e demonstração da viabilidade das atividades voltadas à restauração florestal.

Continuar essas atividades e ampliar o foco de atuação da COOPLANJÉ para incluir as mais de 200 famílias que ainda dependem da exploração ilegal de madeira, são as diretrizes das novas ações a serem empreendidas.

Esta parceira no projeto de restauração florestal com inclusão social que efetivamente está ocorrendo na região do PARNAH Monte Pascoal tem como maior êxito ações que vão muito além dos 220 hectares restaurados, mas na consolidação de ações socioambientais sustentáveis ao longo dos anos.

 

Confira as fotos clicando aqui.
 

 

Copyright © 2018 | Bioflora - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozonio Interativa