Figura login
 

Notícias

2016 - Bioflora no Show Safra 2016
 
Guilherme Madalosso (Gerente de Restauração da Bioflora), Marina Campos e Paulo Santana (ambos da TNC), ministraram no último Show Safra uma palestra para agricultores familiares. O Gerente da Bioflora e o profissionais da TNC apresentaram técnicas de restauração de baixo custo e as oportunidades de aumento de renda com a coleta de sementes e produção de mudas para restauração.
 
O Show Safra aconteceu em Lucas do Rio Verde/MT e reuniu autoridades e especialistas na área de agricultura e, neste ano pela primeira vez na história uma organização ambiental – The Nature Conservancy (TNC) - participou do evento com um stand e palestras.

Confira a reportagem:

TNC leva discussão sobre restauração a evento de agronegócio

Entre os dias 29 de março e 1 de Abril a TNC participou da Show Safra, evento de agronegócio que ocorre anualmente no município de Lucas do Rio Verde-MT. Pela primeira vez na história do evento, uma organização ambiental participou com um stand e palestras para o público formado, principalmente, por produtores de grãos, agricultores familiares e profissionais de agricultura da região.
 
No stand, a TNC apresentou técnicas de restauração que podem ser aplicadas nas propriedades da região para restaurar as suas Áreas de Preservação Permanente e manter o equilíbrio ecológico, utilizando espécies nativas. O foco foi dado para técnicas que possam ser aplicadas vislumbrando a realidade produtiva da região. É o caso da muvuca, uma técnica de restauração que, em substituição ao plantio de mudas,  semeia espécies nativas da região aproveitando o mesmo maquinário utilizado pelos produtores de grãos, reduzindo os custos para o produtor.
 
Também durante o evento, Marina Campos e Paulo Santana, Especialistas em Restauração da TNC Brasil, junto com Guilherme Madalosso, Gerente de Restauração da Bioflora, também deram uma palestra explicando as técnicas de restauração de baixo custo e reforçando a oportunidade que existe para os agricultores familiares, que podem aumentar a renda em suas propriedades investindo na coleta de sementes e produção de mudas utilizadas para restauração. Paulo Santana, afirma que “trabalhando dessa forma é possível fomentar um sistema de restauração ecológica que possa beneficiar os grandes produtores, restaurando suas áreas degradadas, os agricultores familiares, aumentando sua renda e, principalmente, a natureza.”
 
A Show Safra discute tecnologias e ferramentas para aumentar a produtividade no campo e reúne palestras com autoridades e especialistas renomados na área de agricultura. O evento, em sua  15a edição, é um dos principais da agenda do agronegócio na região e acontece em um momento no qual o estado do Mato Grosso se consolida como o maior produtor de soja do país.
 
O trabalho da TNC no Mato Grosso começou em 2006, em parceria com a Prefeitura e outras lideranças  locais, apoiando a regularização ambiental dos imóveis rurais de Lucas do Rio Verde, o que resultou em mais de 80% das propriedades rurais do município com o Cadastro Ambiental Rural realizado. Segundo Gina Timotheo, Coordenadora da TNC no estado, “o objetivo agora é dar suporte aos produtores na restauração das áreas degradadas de suas propriedades já cadastradas, para que possam se regularizar ambientalmente e, assim, cumprir integralmente o Código Florestal.”
 
A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 30 países. No Brasil desde 1988, a TNC tem como missão proteger plantas, animais e ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida na Terra. A organização atua nos principais biomas brasileiros Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Para mais informações, acesse: tnc.org.br
 
Fonte - tnc.org.br

 

Copyright © 2018 | Bioflora - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozonio Interativa